×

Atenção

JFolder::create: Não foi possível criar um diretórioPath: /home/familia/familiamuller.com.br/html/cache/com_templates

JFolder::create: Não foi possível criar um diretórioPath: /home/familia/familiamuller.com.br/html/cache/com_templates

Monte Verde - MG

“Grün Berg” (verde monte, em alemão) foi o nome escolhido pelo fundador da cidade para Monte Verde, O tempo passou e o vilarejo ganhou uma boa infra-estrutura, sem perder o lado rústico, garantindo o charme e uma exuberante beleza natural.

 

A vila entre as verdes montanhas
A vila entre as verdes montanhas - Foto: Família Muller

“Grün Berg” (verde monte, em alemão) foi o nome escolhido pelo fundador da cidade Sr. Verner Grinberg, para Monte Verde, fazendo uma relação com as características da bela região.

Os Grinberg vieram da Letônia para o Brasil, chegando a Monte Verde por volta de 1938. Atraídos pelo clima agradável de montanha bem parecido com o de sua terra natal, encantaram-se também com a beleza das serras e vales.

O tempo passou e o vilarejo ganhou uma boa infra-estrutura, contudo sem perder seu lado rústico, garantindo o charme natural. No centrinho, a rua principal abriga ótimos restaurantes, cafés, casas de chá, vinhos e queijos além das sedutoras lojinhas de artesanato.

Destino muito procurado no inverno, Monte Verde quase que triplica sua população nesta época do ano, o que contribui para o turismo sustentável da cidade.

Caminhada pelas montanhas

A vila é circundada por cinco montanhas: Pedra Partida, Pedra Redonda, Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado, para desfrutar das vistas que oferecem os mirantes naturais, apenas caminhando.


Os cinco Picos de Monte Verde
Os cinco Picos de Monte Verde - Foto: Família Muller

Começar pelo Chapéu do Bispo é uma ótima opção. A trilha é curta, apenas 40 min. até a base do Chapéu, já para chegar ao topo é preciso estar acompanhado de um guia com corda para fazer a segurança e escalaminhar (caminhar com ajuda das mãos) por dentro de uma das pedras. O esforço é compensado pela vista de 360 graus de toda a região.


Vista da base do Chapéu do Bispo
Vista da base do Chapéu do Bispo - Foto: Família Muller
Matheus escalaminhando o Chapéu do Bispo
Matheus escalaminhando o Chapéu do Bispo
Foto: Família Muller
Escalaminhada ao Chapéu do Bispo
Escalaminhada ao Chapéu do Bispo
Foto: Família Muller
Escalaminhando o Chapéu do Bispo
Escalaminhando o Chapéu do Bispo - Foto: Família Muller

Seguindo em frente, pela mesma trilha, chega-se ao Platô, como o próprio nome diz: uma extensão plana, em meio às montanhas, lugar ideal para descansar apreciando a vista encantadora dos “Verdes Montes”.


Caminhada pelo Platô
Caminhada pelo Platô - Foto: Família Muller
Vista do Platô
Vista do Platô
Foto: Família Muller
Vista do Platô
Vista do Platô
Foto: Família Muller

Deste ponto, andamos por mais uma hora e meia, até o destino final: o Pico do Selado. Durante todo o percurso, o guia, nos contou a respeito das lendas que envolvem a região e o nome das montanhas, enriquecendo muito o passeio.

A maior parte da trilha é plana até perto do cume. A “Janela do Selado”, um buraco aberto entre as rochas por onde se vislumbra uma linda paisagem, marca o início de mais uma escalaminhada até o cume. Para alcançá-lo é imprescindível estar acompanhado de guia local. Ele é que vai ajudá-lo a dar o “pulo do gato”, nome dado ao salto de uma pedra à outra, o que separa o aventureiro do Livro de Cume (caderno aonde os turistas que chegam até ali assinam seus nomes) instalado na parte mais alta da rocha. Sem dúvida este momento é o mais emocionante para quem percorreu o caminho até ali.


Janela do Selado
Janela do Selado - Foto: Família Muller

No cume estamos a 2.080 m de altitude, local ideal para lanchar e apreciar a vista da cidade emoldurada pelas “Grün Bergs” (verdes montanhas). Inesquecível!


Vista do Pico do Selado
Vista do Pico do Selado
Foto: Família Muller
O Livro de Cume
O Livro de Cume
Foto: Família Muller
Xeretando o Livro
Xeretando o Livro - Foto: Família Muller
Assinando o Livro de Cume
Assinando o Livro de Cume
Foto: Família Muller
Vista do outro lado do Pico do Selado
Vista do outro lado do Pico do Selado
Foto: Família Muller

Outra boa caminhada é a que leva ao cume daPedra Partida. São 1,9 km percorridos em média por 2h40 min. (ida e volta). Fique atento à borda dos penhascos, a trilha é estreita e repleta de subidas e descidas, mas a vista do cume é espetacular. Nos dias claros, é possível avistar até a Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí. Para nós, o espetáculo foi outro: chegando ao topo, repentinamente, uma névoa densa cobriu um dos lados da Pedra. Caminhamos no meio das nuvens, que combinadas com o céu aberto do outro lado formavam um cenário diferente e belo.


Entrada de núvens na Pedra Partida
Entrada de núvens na Pedra Partida
Foto: Família Muller
Pedra Partida
Pedra Partida
Foto: Família Muller
Cume da Pedra Partida
Cume da Pedra Partida - Foto: Família Muller

Quadriciclo

Alguns locais em Monte Verde são ótimos para explorar de quadriciclo. O passeio é realizado de forma consciente, apenas por trilhas já abertas e com o objetivo de apreciar a natureza, é muito prazeroso. Parece que não exige nenhum esforço físico, mas pelo contrário, dirigir o pequeno veículo 4X4 é um bom exercício.

Optamos pelo passeio que leva à Fazenda Floresta Negra, com duração média de 2h30 min. A trilha passa por um lindo bosque de araucárias e em muitos momentos avistam-se as montanhas. O aroma do cipreste misturado ao vento que bate no rosto é quase um “presente”!


Trilha de quadriciclo
Trilha de quadriciclo
Foto: Família Muller
Trilha de quadriciclo
Trilha de quadriciclo
Foto: Família Muller

Trilha do Pinheiro Velho e aeroporto

Para um passeio leve entre a mata, a 100 m. do centro comercial, a agradável Trilha do Pinheiro Velho (1 km) pode ser percorrida a pé ou de bike. A mata nativa abriga araucárias com aproximadamente 300 anos e que chegam a medir 40 m de altura. Seu destino é o aeroporto de Monte Verde, o mais alto do Brasil (a 1.600 m de altitude), possuindo uma vista privilegiada da vila e das montanhas.


Vista do Aeroporto
Vista do Aeroporto - Foto: Família Muller

Espaço Adélia

Este local muito agradável foi criado para que os turistas possam compartilhar bons momentos junto à natureza num harmonioso ambiente natural composto por árvores antigas, pássaros, patos, pavões e um riacho.


Alimentando o Pavão
Alimentando o Pavão
Foto: Família Muller
Pavão aberto
Pavão aberto
Foto: Família Muller


O arvorismo é uma das atividades do local. O circuito é curto, tem apenas sete estações relativamente fáceis. O desafio do arvorismo está exatamente em alcançar o equilíbrio entre observar a natureza e concentrar-se na atividade ao mesmo tempo, vale à pena experimentar.

Arvorismo
Arvorismo
Foto: Família Muller
Arvorismo
Arvorismo
Foto: Família Muller

OUTROS PASSEIOS

Cavalgada

O Fazenda Hotel Itapuá oferece dois horários de saídas para cavalgadas que duram por volta de duas horas e seguem por trilhas na Fazenda.

Há vários pontos de aluguel de cavalos na vila. Nossa dica é que ao fazê-lo, seja crítico: observe o estado físico do animal e a analise a competência e idade do guia que acompanhará o passeio. São dados preciosos para a segurança da cavalgada.

Subida à Pedra Redonda

A trilha possui 926 m e leva em média 1h30min (ida e volta). Tente manter o ritmo, pois o longo trecho de subida exige um esforço razoável. O cume é bem amplo e plano, proporcionando mais uma visão de 360 graus da região, de outro ângulo. Leve agasalho, pois as rajadas de vento são fortes e geladas.

Montain Bike

Como a única rua asfaltada em Monte Verde, é a principal, o que não falta é terreno para os praticantes de montain bike.

PARA QUEM QUER MAIS AVENTURA

Escalada

A região de Monte Verde oferece boas opções para a prática de escalada em rocha com vias de diferentes graus de dificuldade. A Multisport Mantiqueira atende escaladores de todos os níveis.

Gastronomia

A rica e variada gastronomia é outro atrativo para quem procura esquentar o frio do inverno em Monte Verde. Os restaurantes espalhados por toda a vila combinam a culinária mineira com a européia. Aqui vão algumas sugestões para se provar “de tudo, um pouco”.

Sherwood Restaurante
Av. Monte Verde, 794
Tel: (35) 3438-1222
Um dos mais tradicionais de Monte Verde. Experimente um dos pratos de truta, são muito saborosos.

Restaurante Panela de Ferro
Av. Monte Verde, 945
Tel: (35) 3438-1785
O rodízio de fondue (carne, frango, queijo e chocolate), é bem servido neste restaurante com apelo rústico e chique.

Restaurante do Fazenda Hotel Itapuá
Estrada de Monte Verde, Km 27 – a 3 km do centro
Tel: (35) 3438-1177
Serve pratos especialíssimos como o folheado de filet mingnon.

Cantina Roma
Av. Monte Verde, 969
Tel: (35) 3438-2200
A especialidade fica por conta das massas caseiras em geral e pizzas.
Não deixe de experimentar o ghnocão recheado.

Restaurante Capricho
Rua das Chácaras, 6
Tel: (35) 3438-1341
O “Sabor de Minas” pode ser apreciado neste restaurante acolhedor.

Como chegar:

Monte Verde fica no Estado de Minas Gerais, com a vantagem de estar a apenas 167 km da Capital Paulista e a 479 km de Belo Horizonte.

De São Paulo, o melhor caminho é pegar a Rodovia Fernão Dias até Camanducaia e seguir pela estrada que mistura terra e um asfalto “esburacado” por 32 km, até Monte Verde.

Para informações detalhadas de como chegar em Monte Verde de qualquer lugar do Brasil, acesse o site: www.monteverde.org.br

Onde Ficar:

Fazenda Hotel Itapuá
Estrada de Monte Verde, Km 27 – a 3 km do centro
Tel: (35) 3438-1177 / Fax: (35) 3438-1300
Diárias com café da manhã a partir de R$ 189,00 o chalé.
Oferece um bem servido café da manhã até o meio-dia.
As cavalgadas estão incluídas na diária.

Outras opções:
Consultar a Associação de hotéis e pousadas de Monte Verde.

 

Agências locais:

Multisport Mantiqueira
Av. Monte Verde, 1095
Tel: (35) 3438-2410
Acompanha os turistas nas caminhadas e em outras atividades na natureza.

Monte Moto
Av. Monte Verde, 865

Seja mais um seguidor da Família Muller no Twitter e acompanhe nossa rotina.

Prestigie nossos patrocinadores e apoiadores, eles que permitem que nossas reportagens chegem até você.


Família Muller
Família Muller

As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos
Timex

Apoio de:

Geratherm
VIP´s Tur e Câmbio
Poddium Restaurante
Moça Bonita Café & Bistrô: R. Alexandre Dumas, 1102 - SP
Bota na Trilha
VIVO Zap
Gatorade